A mais recente geração de motores da série ECM foi projetada com recurso à tecnologia avançada de controlo eletrónico. Esta nova tecnologia apresenta uma elevada eficiência, quando comparada com o motor tradicional.
A estrutura externa dos ECM é semelhante à estrutura do motor tradicional, assegurando compatibilidade com o uso do mesmo tipo de hélices, anéis e grelhas de proteção.
Esta gama de motores é amplamente utilizada em aplicações associadas a refrigeração e ventilação tendo surgido com o propó́sito de reduzir significativamente o consumo energético.
Os motores SmartPower asseguram uma redução de consumo cerca de 70%, apresentam longevidade superior a 50 000 horas além de elevados níveis de proteção à humidade.
Motor de última geração ECM
Motor de tecnologia tradicional
A utilização dos termoventiladores é, normalmente intensiva, aproximando-se dos 100%.
Isto é, 24h/dia, 7 dias por semana.
Mesmo nos casos com uma utilização relativamente baixa, por exemplo 50%, a poupança energética obtida é muito expressiva.
No quadro seguinte encontram-se resumidas as poupanças.
Este motor permite uma redução de cerca 2/3 no consumo energético face às tecnologias tradicionais.
Cada 1000 motores ECM SmartPower permitem redução de cerca 25 toneladas por ano de emissões de CO2, relativamente as tecnologias tradicionais.
Constituído por um material termoplástico de alta resistência, este equipamento possui a classe II, tornando desnecessária a ligação à terra.
A estrutura fechada do motor permite que este opere em ambientes de humidade e poeira. Classe IP66 disponível sob consulta.
O duplo desenho da câmara (patenteado), representa duas áreas separadas para o motor e para a área de controlo eletrónico de forma a garantir a estanqueidade na secção de controlo.
O motor mantém a velocidade constante mesmo perante casos de flutuação de tensão ou esforço na utilização da hélice. Este sistema de controlo permite reduzir o ruído gerado pela variação da velocidade do motor e garante um maior ciclo de vida do sistema de refrigeração.
O motor pode ser pré-programado para inverter o sentido no arranque. Esta função permite, por exemplo, reduzir a sujidade presente no condensador tornando o sistema de refrigeração mais eficiente. Para a realização desta função não há nenhum sinal extra de controlo necessário a efectuar.
É permitido determinar a hora e a duração de funcionamento inverso do sentido de rotação do motor de forma a eliminar as impurezas que se acumulam no condensador.
Dispõe de duas velocidades de funcionamento, ideal para reduzir o nível de ruído noturno, além da redução adicional de consumo.
Através da gestão da tensão de entrada, entre 0 a 10V, é possível controlar a velocidade de rotação do motor. O controlo é efectuado pelo sistema de gestão de frio, e com esta opção conseguimos optimizar o consumo energético e minimizar os níveis de ruído.